“Harry Potter e a Pedra Filosofal” é o primeiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling, que nos apresenta o mundo mágico e segue a jornada do jovem bruxo Harry Potter. O livro começa com Harry vivendo uma vida infeliz e sem esperança na casa dos tios, Vernon e Petúnia Dursley, e seu primo mimado, Duda, que o tratam com desprezo e crueldade. Ele é constantemente maltratado e relegado a uma existência sombria, dormindo em um armário debaixo da escada e usando roupas velhas de seu primo.
Harry acredita ser uma criança comum, até que, no seu aniversário de 11 anos, sua vida muda drasticamente quando ele começa a receber misteriosas cartas de uma escola chamada Hogwarts, que os tios tentam impedir que ele leia. As cartas são entregues por uma série de métodos mágicos até que Hagrid, um gigantesco e simpático guarda-caça de Hogwarts, aparece pessoalmente para entregar a mensagem: Harry é um bruxo e foi aceito para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry descobre, com espanto, que seus pais eram bruxos poderosos e que foram assassinados pelo temido Lord Voldemort, um bruxo das trevas cujo nome causa terror no mundo mágico. Ele também fica sabendo que sobreviveu a um ataque direto de Voldemort quando era apenas um bebê, tornando-se famoso por ter derrotado o bruxo, mesmo sem entender como.
Harry parte com Hagrid para comprar seus materiais escolares no Beco Diagonal, onde é introduzido ao mundo mágico, conhecendo Gringotes, o banco dos bruxos, Olivaras, onde recebe sua varinha mágica, e muitas outras lojas mágicas. Harry também descobre que tem uma considerável fortuna deixada por seus pais, o que impressiona, já que ele cresceu na pobreza com os Dursley. Hagrid o presenteia com uma coruja chamada Edwiges e Harry fica animado e apreensivo para começar sua nova vida em Hogwarts.
Ao embarcar no Expresso de Hogwarts, Harry faz seus primeiros amigos: Ron Weasley, que vem de uma família numerosa e pobre, mas muito amável, e Hermione Granger, uma garota nascida trouxa (não-bruxa), mas extremamente inteligente e dedicada aos estudos. Também conhece seu futuro rival, Draco Malfoy, um garoto arrogante e preconceituoso da família Malfoy, uma tradicional e influente família de bruxos.
Ao chegar em Hogwarts, Harry é selecionado para a Grifinória, uma das quatro casas de Hogwarts, assim como Ron e Hermione. A casa de Grifinória é conhecida por valorizar a coragem, bravura e determinação. Ao longo do ano, Harry se destaca como um talentoso jogador de Quadribol, o esporte mais popular do mundo bruxo, tornando-se o mais jovem Apanhador em um século. Ele também começa a descobrir mais sobre seu passado e sua conexão com Voldemort.
Um dos mistérios centrais do livro é o segredo da Pedra Filosofal, uma substância mágica que concede imortalidade e transforma qualquer metal em ouro. A pedra está escondida em Hogwarts, protegida por vários feitiços e criaturas mágicas, e Harry, Ron e Hermione descobrem que alguém está tentando roubá-la. Eles suspeitam que o professor de Poções, Severo Snape, é o responsável, já que ele parece odiar Harry desde o início.
Conforme o trio investiga, eles enfrentam uma série de desafios que testam sua coragem e habilidades. Eles passam por um cão de três cabeças chamado Fofo, que guarda a entrada para onde a Pedra está escondida, além de resolverem enigmas e enfrentarem uma planta mágica chamada Visgo do Diabo. Usando suas habilidades e inteligência, Harry, Ron e Hermione conseguem superar todos os obstáculos.
No clímax da história, Harry descobre que o verdadeiro vilão não é Snape, mas sim o professor Quirrell, o aparentemente tímido e nervoso professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Quirrell está secretamente aliado a Voldemort, que ainda está enfraquecido e tentando recuperar sua força. Voldemort está possuindo o corpo de Quirrell, e juntos, eles tentam roubar a Pedra Filosofal para restaurar o poder do bruxo das trevas. Harry, no entanto, consegue impedir o roubo da Pedra graças à magia protetora que sua mãe, Lilian Potter, deixou nele ao se sacrificar para salvá-lo.
Durante a batalha final, Voldemort, ainda sem seu corpo físico, foge, deixando Quirrell à mercê das consequências. Harry desmaia após o confronto, mas acorda na enfermaria de Hogwarts, onde o diretor Alvo Dumbledore explica tudo o que aconteceu. Dumbledore revela que a Pedra Filosofal foi destruída para evitar que caísse nas mãos erradas, e que Harry sobreviveu ao toque de Quirrell graças ao amor de sua mãe, que o protegeu com um sacrifício mágico poderoso.
O ano letivo termina com Harry se tornando um herói em Hogwarts, sendo aclamado pelos seus colegas por sua coragem e sacrifício. Ele retorna para a casa dos Dursley durante o verão, mas com a certeza de que pertence a um mundo muito maior e mais extraordinário do que jamais imaginou.